06 fev

Pós-férias: Hora de recuperar os fios

O período de férias acabou e muitos já voltaram à rotina normal, exceto os cabelos. Recuperar um mês ou mesmo alguns dias de danos pode não ser uma tarefa tão fácil. Mesmo com todos os cuidados, o excesso de exposição solar e outras adversidades da estação trazem danos severos aos cabelos. Nosso especialista Wagner Oliveira dará algumas dicas para você recuperar os fios das agressões do verão.

A primeira dica é evitar qualquer outro dano que possa enfraquecer ainda mais os cabelos. Outro procedimento químico nestas condições poderá danificar a fibra capilar e partir o fio por inteiro. Mesmo que a cor esteja desbotada e os cabelos estejam com aspecto envelhecido é preciso ter paciência e recuperar o fio antes de expô-lo a novas agressões.  Aposente também a chapinha e use o secador no jato morno, para não queimar os cabelos.

A segunda dica é utilizar produtos certos que recuperem a vitalidade e a aparência saudável dos fios.  Segundo Wagner, os produtos com agentes antioxidantes são eficazes contra o envelhecimento capilar e combate aos radicais livres causados pelos raios ultravioletas. Licopeno, vitamina E, extrato de romã são alguns exemplos de antioxidantes naturais.

“Estas substâncias ajudam a recuperar a cor dos cabelos. Elas possuem propriedades fixativas capazes de devolver o tom, apagando o aspecto desbotado e sem brilho. Também regeneram os fios e formam um biofilme protetor, evitando que eles fiquem ainda mais expostos e desprotegidos”, orienta Wagner.

“Os cabelos extremamente secos precisam de uma dose extra de nutrição, os óleos são bons aliados, pois retêm a hidratação e devolvem o aspecto sedoso” conta. O óleo de abacate orgânico é um dos mais indicados. Rico em vitaminas A, E,  C,  minerais e ácidos graxos capazes de fortalecer os cabelos, restaurar as pontas duplas, controlar o frizz e evitar a quebra. O uso com a máscara potencializa o poder da hidratação e recupera com mais facilidade os cabelos. O ideal é investir em hidratações semanais com estes produtos.

A última dica é para as loiras.  Devido ao sulfato de cobre, presente em produtos de limpeza de piscina, os fios loiros tendem a ficar esverdeados. E quanto maior a porosidade no fio, maior será a penetração do sulfato e o tom verde. Este problema pode ser resolvido com shampoo anti-resíduos. “Aplique o shampoo, deixe agir por 10 minutos e enxágue. Se o problema persistir, repita a operação na próxima lavagem até que o cabelo volte à sua cor normal, mas lembre-se: fora esse caso, a indicação de uso deste shampoo é a cada 15 dias”, aconselha Wagner.

barra inferior blog romã