16 jul

Por que os fios dão nós?

Você também já deve ter se perguntado isto, e mulheres de fios finos, que digam: Os nós são os maiores inimigos da cabeleira. Um dos maiores motivos deve-se à sua fragilidade. Cabelos com nós embaraçam facilmente, chegando à quebra e até a queda. Este também pode ser um alerta de que os fios podem estar ressecados, danificados e com pontas duplas.

Quando os cabelos dão nós frequentemente e o trabalho de desembaraçar é grande, é sinal de que o corte está ultrapassado ou os cabelos não estão em dia com a hidratação. Quanto mais antigas forem as pontas, mais finas e frágeis elas ficam, podendo dar nós com facilidade. Não demora muito se transformam em pontas duplas e se quebram. Uma vez feitos, os nós não podem ser desfeitos, e, dependendo da gravidade, a única alternativa é o corte.

Não adianta ter um cabelo longo e o mesmo não apresentar um aspecto saudável e bonito. Ficar meses ou até anos sem cortá-lo e não fazer hidratações regularmente pode deixar os cabelos susceptíveis a danos.

Até mesmo os cabelos que nunca passaram por processos químicos sofrem com os nós. Agressões externas como: vento, água do mar, água quente, prender os cabelos com força ou molhados e o calor excessivo da chapinha, secador e babyliss, são suficientes para causar o ressecamento nos fios.

Para reverter o quadro, os óleos vegetais ajudam a recuperar a elasticidade e a hidratação natural.  Máscaras nutritivas à base de óleos vegetais Argan, Oliva e Abacate promovem umectação e maciez, além de facilitar o desembaraço. O D-pantenol favorece a hidratação e auxilia na redução e controle das pontas duplas.

Há casos em que os fios dão nós por estarem porosos, fracos e finos. A queratina repõe a massa perdida da fibra capilar, encorpa e recupera a resistência, principalmente para quem sofre com os efeitos da química.

Nosso especialista Wagner Oliveira também orienta sobre cuidados diários para evitar os nós nos cabelos: “A tração da escova ao secar ou escovar, assim como a temperatura muito elevada fragilizam muito a fibra capilar, comprometendo a sua elasticidade. Fazer o uso de um bom leave-in também ajuda a tratar e desembaraçar os fios com delicadeza, sem prejudicar a saúde dos fios”.

Pentes com dentes largos, em especial os de madeira, e escovas raquetes com bolinhas, são algumas alternativas para desembaraçar os cabelos sem causar nós e ainda controlar o frizz. Outra dica importante é escovar os fios delicadamente antes de lavá-los, pois eles ficam mais sensíveis e se quebram com facilidade quando estão molhados.

barra inferior blog