13 abr

Dicas para cuidar dos cabelos no outono

Com apenas alguns dias da chegada do outono, é possível sentir a queda da temperatura e também dos fios. A mudança da estação causa um ciclo natural de renovação capilar. Conhecida também como fase telógena, esta é a época em que os fios entram em estado de repouso, diminuem o crescimento e caem.

Outros fatores da queda acentuada no outono e também no inverno, são explicados pelo uso de água muito quente, secadores e também a redução na frequência das lavagens. Os cabelos ficam mais finos, oleosos, opacos, perdem o brilho e a resistência. O maior problema é o aumento na produção de sebo que obstrui o bulbo capilar e causa a queda excessiva.

O calor excessivo da água e do secador, deixa os cabelos ressecados, quebradiços e com pontas duplas. O uso de produtos termoativos evita o frizz e protege os fios. O ideal é evitar o uso da chapinha, e quando usar, passar uma única vez em cada mecha deslizando da raiz às pontas. Passar a chapinha diversas vezes no mesmo lugar pode causar ressecamento e a quebra dos fios.

Em relação ao secador é sempre bom lembrar que a distância na qual a pessoa utiliza, pode prejudicar os fios. A dica é que o aparelho esteja no jato morno, com a distância de um palmo, para não desidratar os fios e agredir a raiz. E para aumentar o brilho, a mulher pode finalizar com um jato de ar frio e aplicar uma pequena quantidade de óleo capilar leave-in para combater o ressecamento.

Segundo nosso especialista Wagner Oliveira, shampoos, condicionadores, assim como a máscara de hidratação devem ser específicos ao tipo de cabelo. Como nesta época, os cabelos podem mudar de aparência e com tendência a queda e oleosidade, em alguns casos é necessário optar por dois shampoos: um de limpeza ou antiqueda para a raiz, e, outro hidratante para meio e pontas.

Quem tem problemas em manter os cabelos disciplinados, uma boa alternativa é o uso de leave-ins com propriedades hidratantes e protetoras contra as ações climáticas. Ele sela as cutículas dos fios, elimina o frizz e o efeito esvoaçado dos cabelos, tão comum no outono e inverno.

Durante o banho, o ideal é lavar os cabelos em uma temperatura no máximo morna. Isso ajuda a não deixar os fios ásperos e a conservar o brilho. “Se o cabelo for oleoso, este processo irá reduzir o nível de oleosidade. Se for seco, irá aumentar a hidratação,” aconselha Wagner.

barra inferior blog