20 jan

Cabelos à prova de sol

O verão é só alegria: férias, descanso, amigos, família, passeios, mas em contrapartida, traz aos fios tudo o que eles mais temem: sol, vento, areia, água do mar, cloro da piscina e para piorar, o calor do secador e da chapinha.

Os cuidados com os fios nesta época devem ser redobrados, já que eles ficam muito expostos às agressões climáticas. Assim como no nosso corpo, no calor, os fios perdem água rapidamente e exigem uma reposição extra de água, traduzindo para a linguagem capilar: hidratação, muita hidratação.

A hidratação deve ser feita pelo menos duas ou até três vezes por semana para repor a água perdida dos fios. Afinal, o que ninguém quer é ter os cabelos queimados, ressecados ou desidratados. Se notar que estão fracos e quebradiços, a reposição de queratina também é necessária. Neste caso, uma queratinização ou cauterização poderá trazer bons resultados e reconstruir a fibra danificada.

Na nécessaire de praia ou piscina, o que não pode faltar, além do indispensável filtro solar, é também um leave-in protetor contra as altas temperaturas do sol e de outras agressões climáticas e um bom chapéu que proteja das queimaduras no couro cabeludo.

E depois de tantas praias e piscinas, não pense que os seus cabelos estão imunes. Ainda restam os resíduos das férias. A solução é uma limpeza profunda.

Pelo menos uma vez por semana, lave os cabelos com shampoo anti-resíduos, e retire todo o excesso de sujeira que resistem às lavagens comuns. Opte por um shampoo de limpeza profunda que não resseque os fios.

Pronto! Com estes cuidados é possível curtir o verão ao máximo e ainda garantir cabelos lindos e saudáveis na próxima estação.